segunda-feira, 2 de abril de 2012

Influências do Movimento Tropicália


 As influências do tropicalismo esteve no contexto tanto intelectual como pop, tornando-se como uma mistura de canções e poesias, artes plásticas e pinturas, filmes e programas de TV. Estes incluem:

Poesia concreta


Movimento de vanguarda literária que surgiu no Brasil na segunda metade dos anos 50. Em 1958, o poeta Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari lançaram no número quatro da revista Noigandres, o manifesto intitulado "Plano Piloto para Poesia Concreta". A proposta era questionar a forma tradicional da poesia em rimas e métricas estruturadas, decretando o fim do verso e sugeriu sua substituição por novas estruturas baseadas na disposição espacial das palavras em alinhamentos geométricos. Buscando uma nova maneira de transmitir a expressão poética, o Betão vai centrar as suas preocupações sobre a materialidade da palavra em seu mais amplo som (música) e gráfico (visual). A poesia concreta resgata propostas radicais formalistas anteriores que percorreram difusamente os movimentos de vanguarda do início do século XX. O lema é o emblema do poeta russo do início do século XX, Maiakovski: "Sem forma revolucionária não há arte revolucionária". Suas influências principais: Mallarmé, James Joyce, Mayakovsky, Souzândrade, Ezra Pound, ee cummings, João Cabral de Melo Neto e Oswald de Andrade.















Jovem guarda


A Jovem Guarda, também conhecida como o estilo e próprio grupo de cantores e compositores que fizeram o programa num momento em que a música Bossa Nova estava lutando a partir de algumas músicas mais conservadoras e de protesto. Atuando como uma tradutora nacional do Rock and Roll, a Jovem Guarda vai ganhar o público em geral, tornando-se o fenômeno da cultura pop no Brasil. Suas canções e guitarras elétricas atraem a atenção dos tropicalistas, estrategicamente usando sua irreverência. A aceitação de "pop nacional", de Caetano Veloso e Gilberto Gil - a partir de uma dica de Maria Bethânia - foi decisivo para o movimento.



















 Bossa Nova


Inicialmente influenciado pelo Jazz, Bebop e Cool Jazz, a Bossa Nova, com sua explosão internacional no início dos anos 60, é a música influênciadora norte-americana, afirmando-se como um produto moderno e universal nacional. A batida nasceu no mar em Copacabana e, portanto, um caso típico de "canibalismo cultural", pensou Oswald de Andrade.

E é com os olhos fixos sobre a Bossa Nova e o ouvido na voz e no violão de João Gilberto, Caetano Veloso propõe, em maio de 1966, a "retomada da linha evolutiva" da música brasileira. A retomada desta linha evolutiva feita pelo jovem compositor Baiano desaguaria, logo depois, no Tropicalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário